Domingo, 10 de Agosto de 2025
O livro lançado na Flipelô apresenta uma coleção de cartas trocadas entre os escritores Jorge Amado e Dias Gomes. O acervo de cartas está sob a guarda da Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, que inclui correspondências trocadas com escritores, políticos, artistas e com Zélia Gattai, com quem Amado foi casado.
Parte do material já foi transformado em livro, como as cartas trocadas entre ele e o escritor português José Saramago e com o cineasta Glauber Rocha. O primeiro livro da coleção, intitulado 'Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado', foi lançado durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador.
As cartas trocadas entre Dias Gomes e Jorge Amado revelam uma correspondência leve e cheia de amizade. A seleção, organização e notas sobre as cartas foram realizadas por Bete Capinan, coordenadora editorial, e Paloma Jorge Amado, membro do Conselho da Fundação Casa de Jorge Amado.
A Flipelô prossegue até domingo (10), no centro histórico de Salvador, com programação inteiramente gratuita. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas no site oficial.