Quarta, 19 de Novembro de 2025

Secretária de Mato Grosso do Sul recebe Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva

Evento homenageia personalidades que promovem igualdade racial com destaque para Viviane Luiza

19/11/2025 às 12:24
Por: Redação

Em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento ao compromisso com a igualdade racial, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) homenageou Viviane Luiza, secretária de estado da cidadania de Mato Grosso do Sul, com o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva. Realizada na noite de 18 de novembro, a solenidade celebrou 26 figuras de destaque no combate ao racismo e na valorização da cultura negra no estado.

 

O Troféu Zumbi dos Palmares foi criado pela Resolução 36/2009, uma iniciativa do deputado falecido Amarildo Cruz (PT). Em 2024, a deputada Gleice Jane (PT) propôs a inclusão do nome "Tia Eva" na homenagem, ajustado pela Resolução 108/2024. A honraria reconhece instituições e pessoas que trabalham ativamente contra o racismo, incluindo entidades públicas e privadas. Durante o evento, a noite teve um toque musical com apresentações de berimbau e percussão por Giulia Schroder e Jorge Aluvaiá.

 

Ações e reconhecimento

Viviane Luiza expressou sua satisfação em receber o troféu: "É uma honra ter nosso trabalho pela igualdade racial reconhecido pelo deputado Hashioka", afirmou. A secretária destacou a publicação do decreto 16.602, que estabelece o programa MS Sem Racismo, salientando as medidas tomadas em novembro para promover um estado livre de racismo.


"Receber a honraria do deputado Hashioka, que apoia nosso trabalho para a população negra, é muito gratificante", declarou Viviane Luiza.


O deputado Hashioka, ao entregar a homenagem, enfatizou a relevância do trabalho da secretária. Ele elogiou sua contribuição para políticas públicas que visam uma sociedade mais igualitária, destacando-a como uma figura de liderança nesse campo.

 

Perfil da homenageada

Viviane Luiza possui uma trajetória acadêmica e profissional significativa. Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco, mestre em Desenvolvimento Local pela mesma instituição, e atualmente doutoranda em Antropologia na Universidade de Manitoba, no Canadá, ela já atuou como pesquisadora no Museu de Etnografia de Viena, na Áustria.


Além de seu trabalho com as comunidades indígenas, Viviane idealizou o projeto "Centros Culturais nas Comunidades" e assessora iniciativas econômicas comunitárias em Mato Grosso do Sul.


Na função de secretária de cidadania, ela é responsável por políticas públicas voltadas para juventude, mulheres, pessoas idosas, minorias e igualdade racial. Em abril de 2025, o estado implementou o Decreto nº 16.602, introduzindo o programa MS Sem Racismo, que coordenado pela secretaria, define ações estratégicas de combate ao racismo e à intolerância religiosa, em sintonia com o Estatuto da Igualdade Racial e a Agenda 2030 da ONU.

© Copyright 2025 - Portal Amambai - Todos os direitos reservados