
Na noite de segunda-feira, 22 de dezembro, os policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam um veículo MMC Outlander transportando 1,1 mil quilos de maconha. A operação aconteceu na rodovia MS-162, próximo à região da Picadinha, em Dourados, Mato Grosso do Sul.
A ação se deu durante um bloqueio policial quando foi dada a ordem de parada para o motorista do veículo. No entanto, o condutor não obedeceu e fugiu, abandonando o carro em uma lavoura lateral à estrada. Na busca pelo autor, nenhum suspeito foi localizado pela equipe policial.
Dentro do automóvel, os policiais encontraram numerosos tabletes de maconha. Durante a verificação, foi constatado que as placas presentes no veículo eram falsas e que ele havia sido furtado na cidade de São Paulo. Este evento elevou o valor do carro e da maconha para aproximadamente 2,2 milhões de reais.
A droga e o veículo foram levados à Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) para as devidas providências.
A operação policial faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria estratégica da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O DOF vem desempenhando um papel crucial na segurança das fronteiras brasileiras, trabalhando em conjunto com várias agências para evitar o tráfico de drogas e outros crimes. A detenção desse carregamento reflete o contínuo esforço de combate ao crime organizado na região de fronteira, onde a circulação de drogas é uma constante ameaça.
Através de operações bem planejadas e integradas, o DOF tem obtido sucesso significativo em suas missões, mantendo uma linha direta com a população para receber denúncias pelo telefone 0800 647 6300.
A expectativa é que medidas como essa continuem a reprimir atividades ilícitas nas áreas fronteiriças, com ações que reforcem a segurança e a legalidade nas divisas nacionais.